Veja 7 passos simples para otimizar o seu gerenciamento de armazenagem.

Tendo em mente que estoque é dinheiro, fica fácil entender a importância de um bom gerenciamento no setor de armazenagem.
Grande parte do investimento de muitas empresas, de pequenas a grandes, está no estoque, por isso, é fundamental saber gerir esse setor, para manter ou potencializar o posicionamento de mercado, assim como a experiência do usuário final.
Se você ou o seu setor de armazenagem possuem o hábito de esperar o estoque esgotar para iniciar a reposição, é provável que seu negócio esteja com problemas e tenha a necessidade de tomar algumas medidas.

Entenda melhor como é possível construir um gerenciamento de armazenagem eficiente, através destas 7 dicas que separamos abaixo:

  1. Utilize recursos tecnológicos
    Para obter um controle mais preciso de todo o seu estoque e enxergar com mais clareza e antecipação os gargalos e pontos de melhorias, o uso da tecnologia é indispensável, pois ela permite uma visão mais ampla de toda a cadeia de processos que envolve a gestão de armazenagem .
    Um exemplo de recurso tecnológico que pode otimizar a sua gestão de estoque é o sistema WMS, que emite relatórios de controle online, e permite o acompanhamento de toda a trajetória de distribuição em tempo real, inclusive, através de dispositivos móveis.
  2. Planeje processos
    Dado que o setor de armazenagem envolve muitos processos em sua gestão, a etapa de planejamento se faz fundamental para garantir a organização e execução adequada de todas as etapas envolvidas, evitando assim, falhas que possam afetar a qualidade e o comprometimento com o consumidor.
    O primeiro passo nesta etapa é mapear todos os processos, assim como a ordem de execução de cada um deles na cadeia de armazenagem. Feito isso, é importante manter a cadência de monitoramento e revisão, a médio e longo prazo, das metodologias adotadas no planejamento, conforme a análise de desempenho do setor.
  3. Inventário
    Uma dica importante no que diz respeito ao processo de inventário, é adotar essa etapa como um procedimento periódico, ao invés de anual, pois isso permite um controle maior da necessidade de ajustes na gestão de estoque, aumentando a eficiência do setor.
  4. Capacite a sua equipe
    Com o avanço da tecnologia e surgimento de novos recursos para otimizar o processo de armazenagem, é fundamental que haja a constante atualização e capacitação da equipe envolvida no processo, para garantir que todos os recursos a favor da gestão de estoque sejam utilizados de forma adequada e, principalmente, para assegurar que não haverá nenhuma falha em algum dos processos envolvidos na cadeia de armazenagem.
  5. Previsão de demanda
    Esta etapa é muito importante para evitar prejuízos, entre outros riscos de falha no estoque.
    Analisar previamente a demanda da sua empresa irá auxiliar o seu negócio a recalcular os parâmetros de planejamento, conforme necessário. É um procedimento simples, mas muito benéfico a todos os processos envolvidos na gestão de armazenagem, sobretudo, a empresa como um todo.
  6. Organize o layout do espaço
    Ter o desenho do seu armazém bem claro é um dos passos mais importantes na gestão de estoque, pois facilita a visualização de todo o espaço, assim como a identificação de locais livres e preenchidos, localização de docas e etc.
    Sempre que for acrescentar, remover ou movimentar itens no armazém, é importante analisar o layout do espaço, para garantir total controle e organização na gestão do estoque.
  7. Fluxo de entrada e saída
    Como falamos anteriormente, tendo o layout do seu espaço bem definido, é importante fazer o constante monitoramento da movimentação do estoque, para evitar problemas com as entregas, além de prejuízos. Toda movimentação deve ser registrada no ato, incluindo informações relacionadas a nota fiscal, para permitir uma administração clara, eficaz e alinhada com todos os departamentos envolvidos, sobretudo, o financeiro.

Seguindo essas dicas, você poderá otimizar a sua gestão de armazém e, consequentemente, reforçar o seu valor no mercado.

Caso você tenha alguma dúvida, escreva para nós pelos comentários ou através das nossas redes sociais.

Quem vai de Sequoia, vai mais longe.